segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TIEPOLO

    En passant, vale considerar sobre uma das formas de mensurar a grandiosidade de um artista e ela reside no poder dos seus esboços. Tomemos Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770) por exemplo: seus esboços têm um vigor e imediatismo emocional tão pronunciado, que atingem a força das suas pinturas murais de grandes dimensões. Será que um mestre como ele poderia ser questionado quanto ao seu talento, independente da época em que viveu? A grande arte não se fixa em épocas ou estilos.
 
 "Ecce Homo" - aguada e bico-de-pena
 
"Santo Ambrosio" - aguada e bistre
 
"A fuga" - aguada sépia
 
"A construção do cavalo de Troia" - aquarela com toques de corpo (guache)

"Abrahão e os três anjos" - afresco (pintura final)
 
    Vale a pena analisarmos o craftsmanship de Tiepolo nos seus esboços, quando constrói as "massas" de luz e sombra, fazendo uso apenas da linha e manchando todo o resto com aguada, em uma demonstração genial de economia de que o menos é mais!
 
 

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