terça-feira, 4 de novembro de 2014

MEUS QUADRINHOS NO ARMÁRIO DO TEMPO...
 
    Em 1985, fui convidado por uma editora do Rio de Janeiro para escrever e desenhar a Bíblia em quadrinhos. Foram três anos de trabalho sem computador, pois ainda não havia tecnologia para tal coisa. Tudo era feito na prancheta com nanquim e aquarela. Coisa de dinossauro... Bem, aceitei o trabalho, pois tinha interesse nas Escrituras, mas o que pretendia mesmo era estudar um pouco de desenho e os quadrinhos são uma ótima fonte para isso.
    Trabalhei com muitas limitações, pois estava restrito ao universo religioso e o cliente solicitou-me inclusive evitar o uso dos "balões", preferindo só a narrativa trivial. Fui também orientado a não usar muito movimento nas figuras, fugindo do dinamismo necessário ao gênero. As restrições obedeciam princípios doutrinários em questão, coisa que até hoje não consigo compreender. Mas vá lá, ao trabalho.
    Decidi publicar 40 páginas dessa Bíblia, que me permitiu treinar um pouco o lápis que hoje desprezamos... 


 
 
 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

 

 

 
 
 

 

 

 
 
 
 
 

 

 
 
 
 

Um comentário: